terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os primeiros dentinhos - Parte 1

Este assunto está bem na minha atual realidade. Meu filho está na fase dos primeiros dentinhos, e com eles muita irritação, choro, febre, fastio, e tantos e tantos outros sintomas. Nós mães tentamos encontrar uma forma de amenizar este sofrimento momentâneo de nossos pequenos, mas muitas vezes não sabemos o que fazer.
Neste mês já o levei duas vezes à emergência com febre e chorando muito. Lá, o informado é que não há nada com ele.

O aparecimento do primeiro dente varia bastante de uma criança para a outra. Meu filho, por exemplo, contraria completamente o "cronograma dos dentes", tendo seus primeiros dentinhos nascendo com 11 meses! O que não impediu que durante este período anterior, a coceira na gengiva, muita saliva e irritação.

Para ajudar outras mães que estão passando ou irão passar por essa fase, nas próximas postagens irei compartilhar algumas reportagens, matérias e/ou entrevistas com especialistas no assunto.

Parte 1 - Revista Crescer: Os primeiros dentes do bebê

O nascimento dos primeiros dentinhos é acompanhado por muita expectativa e dúvidas. Veja as mais comuns e curta esse momento com tranqüilidade



Um belo dia, naquele sorriso tão familiar, surge uma novidade: nasceu o primeiro dentinho do bebê! O evento é logo comunicado aos avós, tios, amigos, e é mais uma pequena festa para a família. 

Em geral, o primeiro dentinho vai nascer quando seu bebê tiver cerca de 6 meses, mas variações individuais podem adiantar ou atrasar essa data, sem prejuízo ou vantagem para a criança. O importante é que, até os 3 anos, ela esteja com a primeira dentição completa: 20 pequenos dentinhos de coloração leitosa, 10 no arco dentário superior e outros 10 no arco inferior. 

Assim como a data do primeiro dente, a seqüência dos outros varia, mas em geral segue uma ordem: os da frente vêm antes do que os detrás, os de baixo nascem primeiro do que seus correspondentes de cima. Veja abaixo a data média do nascimento dos dentes de leite. 
Quando eles costumam aparecer 
6 meses
incisivos centrais inferiores
7 meses
incisivos laterais inferiores
7 meses e meio
incisivos centrais superiores
9 meses
incisivos laterais superiores
12 meses
primeiros molares inferiores
1 ano e 2 meses
primeiros molares superiores
1 ano e 4 meses
caninos inferiores
1 ano e meio
caninos superiores
1 ano e 8 meses
segundos molares inferiores
2 anos
segundos molares superiores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Pomada

Já tratado brevemente na postagem Enxoval: Vamos às compras (2)!, porém, devido à quantidade de buscas, trago à tona novamente o assunto pomada.

Na minha opinião a melhor pomada disponível é a TCM Derma prevent. A mesma é fabricada em Recife, pela Bandeira e Cavalcanti Ind. Cosmét. LTDA.

Até o momento a única farmácia onde a encontro (assim como toda a linha - creme hidratante, óleo, sabonete líquido,...) é na Drogaria Quatro Cantos. 

A média de preço é de R$12,00.

Para quem conhece e não sabe onde encontrar, está ai o endereço: Rua Joaquim Nabuco, 344, Graças.
Para quem não conhece fica a dica. É realmente excelente.