quarta-feira, 25 de abril de 2012

Organizando o primeiro aniversário!

Apesar de fazer um tempo que meu filho completou 1 aninho, só agora pude escrever sobre os preparativos para o primeiro aniversário.

Obviamente é super especial, mas o primeiro aninho não é sinônimo de uma "festa de arromba". Na minha opinião mais vale o capricho nos preparativos que um grande gasto financeiro com um mega evento!
Respeito muitíssimo quem acha e faz questão de preparar uma festa grandiosa (e cara) para comemorar o primeiro ano do filho, mas destaco algumas questões que embasam a minha preferência por uma festa pequena.

1- Nesta idade a criança não participa nem curte a festa. Pelo contrário, muita gente, muito tempo, muitos colos, muita luz,... e muita irritação e choro!
2 - Os pequenos já têm uma rotina de sono, levando em consideração que a maioria das festinhas de aniversário acontecem no horário da tarde, o "Parabéns" acontece bem na hora do auge da irritação para dormir.
3 - Os convidados da festa naturalmente não serão maioria de crianças; em resumo é uma festa para os adultos mesmo...

O Tema

Partindo para aspectos práticos, tivemos que decidir o tema da festa.

Não foi tarefa fácil, já que nosso filho (como a maioria das crianças nesta faixa etária) não tinha ainda um personagem mais que preferido. Fomos por eliminação, e observando o que mais chamava sua atenção. A decisão final ficou pela Casa do Mickey.



Agenda de preparativos

A busca pelos itens com o tema da festa começaram com uma antecedência média de 3 meses. Como fiz tudo sozinha, preferi providenciar tudo com calma, para não deixar tudo para a última hora.

Fiz uma lista com o que pretendia servir, o que iria fazer e o que iria encomendar.

A partir dai parti logo para as compras dos não perecíveis - guardanapos, copos, pratos, talheres, cachepot, balões,...

Faça você mesma

Colocar a mão na massa é comigo mesma! Sempre adorei, então dentre as coisas que decidi fazer estavam: brigadeiro na tacinha, cupcakes, brownies, árvores de doces para a mesa e o bolo! Além das lembrancinhas, sacolinhas, toalhas e enfeites das mesas.

O mais difícil foi arriscar decorar o bolo com pasta americana, coisa que eu nunca tinha feito antes.
Diante disto, comprei os ingredientes e com antecedência testei para ver se daria certo. Sem os detalhes que estava pensando para o bolo oficial, neste teste apenas apliquei um papel de arroz, como aparece na foto abaixo:


Como era de se esperar não ficou assim uma Brastemp... rsrsrs Mas já era o início de alguma coisa mais elaborada.
Busquei algumas opções de receitas de cupcake e brownies, e prosseguiram os testes.

Tudo devidamente testado, o preparo dos doces foi para valer!


Topo de Formigueiro

Aplicando a Pasta Americana

Pasta Americana colorida para os detalhes e cupcakes


Quase pronto!

O bolo teve três andares com sabores distintos (formigueiro, branco e chocolate), com recheio de brigadeiro.

Detalhes em formato do Mickey


Bolo pronto!


Cupcakes personalizados

Brigadeiro de colher na tacinha


Mesa de Doces
A mesa de doces montada, com os brownies na embalagem amarela e laço preto. Árvore de jujuba e árvore de Bis. Doces espalhados para decorar a mesa.


Além da mesa de doces, fiz os docinhos e organizei uma mesa para o cachorro-quente (milho, ervilha, catchup, maionese e mostarda). Já os salgados fritos e assados foram encomendados, porque além de fazer uma baita sujeira eu não daria conta de tudo!

É isso! Foi tudo simples, mas preparado com muito carinho para o meu querido filho!

O bom disso tudo é que vamos aprendendo o que NÃO FAZER para os próximos aniversários. Aprendi quais os meus limites (de cansaço) e minha limitações (de talento).
Perdi muito tempo tentando decorar o salão com as bolas de sopro. Resultado: me cansei bastante antes da festa e o resultado ficou péssimo!
Na próxima já sei que vale muito a pena contatar um profissional para decorar com bolas, já que achei que seria capaz de fazer e o resultado foi desastroso.

Para quem topar a empreitada, muita organização, planejamento e boa sorte! E verá no final a satisfação de cuidar dos detalhes principais da festinha do seu filho com muito carinho.